O que é um Sitemap e porque é que preciso de um?
Um sitemap mostra a estrutura de um website, as suas secções, e os links entre elas. Isto ajuda os utilizadores a navegar no website mais facilmente e é também importante para melhorar as classificações SEO.
Sitemaps melhoram as classificações de SEO tornando todas as subpáginas facilmente acessíveis. Isto é normalmente importante para websites que utilizam menus AdobeFlash ou JavaScript que não utilizam links HTML.
Adicionalmente quando uma página é atualizada, o sitemap notifica os motores de pesquisa. Um sitemap é útil para dois tipos de audiência: visitantes e motores de pesquisa. Nesse sentido, há dois tipos de sitemaps: HTML e XML.
Um HTML sitemap ajuda os visitantes a encontrar mais facilmente as informações que necessitam. Está normalmente localizado na parte inferior da página web.
Um sitemap XML ajuda os motores de pesquisa, especificando as partes do website que devem ser indexadas. Também fornece informações valiosas sobre a hierarquia das páginas e a importância relativa dos diferentes conteúdos.
Dicas e truques
- Antes de criar um sitemap, certifique-se de que todos os links estão a funcionar corretamente.
- Cada página do sitemap deve ter uma hiperligação para o próprio sitemap.
- De acordo com a maioria dos especialistas em SEO, um sitemap deve conter entre 25 e 40 ligações para manter uma estrutura transparente e de fácil utilização.
- O link para o sitemap deve ser acessível a partir da página principal. Se apenas puder ser acedida a partir de outra página, os robôs de pesquisa podem considerá-la um beco sem saída e deixar de a indexar.
- O texto âncora para cada link deve conter, pelo menos, uma palavra-chave e apontar para a página correta.
- Para sites mais pequenos, é possível incluir todas as hiperligações no sitemap. No entanto, para sites maiores, tal não é recomendado, uma vez que a verificação de demasiadas hiperligações pode fazer com que o site pareça ser uma exploração de hiperligações, o que pode ter um impacto negativo no SEO.