Não existe nenhuma otimização de motores de pesquisa sem o link building. De maneira a classificar o mais alto possível nos resultados do Google, é importante ter o maior número possível de links em websites populares que indiquem o seu website. Link building profissional é quase uma profissão à parte, mas os seus passos mais importantes podem ser aplicados facilmente por qualquer pessoa!
1.Visualidade acima de tudo!
Para conseguir links para o seu website, ter apenas o texto já não é suficiente, é necessário envolver o leitor para além dos caracteres, por exemplo, com elementos visuais. É muito mais provável que façam um link ao seu conteúdo se as suas publicações incluírem um gráfico ou infográfico.
2. Lista
Publicações de blog que apresentam dicas úteis, como esta, conseguem mais links do que qualquer outro conteúdo, incluindo vídeos.
3. Pesquisa
Realizar pesquisas na sua área de especialização – até mesmo algo simples como uma sondagem de opinião – é uma maneira garantida de obter links. Na HelloDomain, também gostamos de utilizar esta técnica.
4. Uma análise aprofundada
Uma publicação de blog com vários milhares de caracteres contendo todas as informações, tendências, estatísticas, e dicas sobre um determinado tema pode gerar vários links durante anos, especialmente se for atualizada com eventos atuais todos os anos.
5. Comentários
Se uma publicação do blog já estiver disponível no seu site, vale a pena procurar posts semelhantes e utilizar as mesmas palavras-chave para criar links para o seu conteúdo nos comentários. No entanto, isso deve ser feito de forma cuidadosa e não como spam. Devemos adicionar links apenas quando acompanhados de um comentário relevante, como, por exemplo, destacando que o nosso artigo oferece informações adicionais que complementam o que foi mencionado na publicação.
6. Grupos profissionais
Tudo o que escrevemos no website, podemos ter a certeza que existe um fórum, um grupo de Facebook ou Linkedin, ou outra comunidade online para o tópico dado. Esteja à vontade, em partilhar as suas publicações pertinentes nos locais onde estão gratuitamente disponíveis ou onde já for membros.
7. Troca de links
Se tivermos um ótimo post no blog sobre um determinado assunto e outra pessoa também tiver, não nos devemos sentir perturbados. Em vez disso, devemos entrar em contato com o titular do site e propor uma troca de links. Se eles complementarem o seu texto adicionando um link para a nossa publicação, nós também adicionaremos um link para a publicação deles. Assim, todos saem a ganhar!
8. Pedido de link para conteúdos visuais
Se criar um infográfico ou gráfico e descubrir que outros o estão a utilizar sem lhe darem os devidos créditos, encontre-os. Não critique, apenas peça aos administradores para indicarem a origem abaixo da ilustração e que façam um link para a mesma.
9. Link merecedor de destaque
Se já tiver recolhido vários links úteis durante a sua pesquisa, guarde-os pois podem ser valiosos no futuro. Pode escrever uma publicação separada sobre os melhores artigos no tópico, cheio de links em todo o conteúdo. Quantos mais websites tiver links associados, maior será a probabilidade de alguns deles estabelecerem mais tarde um link ao seu website – desde que os editores também tenham considerado o seu conteúdo útil. Para garantir que o link não passa despercebido, envie a publicação por email para todos os envolvidos.