Alt text: Alt text é a descrição de imagens utilizada em subpáginas e artigos. Uma vez que os motores de pesquisa geralmente não interpretam as imagens por si só, baseiam-se no texto alternativo para as identificar e classificar. Por conseguinte, o texto alt deve descrever a imagem utilizando palavras-chave relevantes.
Backlink: Um backlink é um link de outro website para o seu website ou para uma das suas subpáginas. A obtenção de backlinks relevantes é um fator importante na otimização dos motores de pesquisa.
Tag canônica: Quando duas ou mais páginas do seu website contêm o mesmo conteúdo, é necessário especificar para o Google qual o URL que deve ser considerado como principal para evitar duplicações. A etiqueta canónica é uma etiqueta HTML, normalmente colocada diretamente abaixo das meta-etiquetas na página, e tem o seguinte aspeto:
<link rel=canonical href=“http://oconteúdoduplicadodestesite.pt” />
Tag H1:Uma tag de título utilizada para estruturar o texto nas subpáginas, desempenhando um papel importante na otimização de motores de pesquisa. Estas etiquetas funcionam como títulos, sendo a mais importante a tag H1 – apenas deve ser utilizada uma por página – seguida de H2, H3, etc.
Texto âncora: O texto âncora é o texto clicável numa página web que direciona o browser para um URL quando clicado. Por exemplo, neste caso, o texto HelloDomain é o texto âncora para www.hellodomain.pt.
Indexação: O processo através do qual os robôs dos motores de pesquisa analisam os websites seguindo os links, criando uma base de dados de novas páginas e atualizações das que já estão indexadas.
Motor de pesquisa: Um motor de pesquisa na Internet que apresenta os resultados mais relevantes com base em determinados critérios. O mais popular é o Google, mas também pode ter ouvido falar do Bing ou do Yahoo!
Otimização de motor de pesquisa: O processo de utilização de vários métodos para ajudar o seu website a classificar o melhor possível nas páginas de resultados dos motores de pesquisa.
Robôs dos motores de pesquisa: Os robôs dos motores de pesquisa são utilizados pelos motores de pesquisa para analisar e indexar websites.
Palavras-chave: Palavras ou frases com várias palavras (palavras-chave de cauda longa) que, quando utilizadas corretamente e colocadas estrategicamente num website, desempenham um papel importante na otimização dos motores de pesquisa.
Descrição Meta: Cada subpágina de um website deve ter uma descrição meta, que descreve resumidamente o conteúdo da página e oferece informação tanto aos visitantes como aos motores de pesquisa. Em resultados de pesquisa, a descrição meta pode aparecer abaixo da tag de título do seu website – se o Google determinar que é relevante.
Compatível com dispositivos móveis: Um website é considerado compatível com telemóveis se for bem apresentado e funcionar corretamente em smartphones e tablets.
SEO off-site: Esforços de otimização para motores de pesquisa que ocorrem fora do nosso website, como a aquisição de backlinks.
SEO onsite: Otimização para motores de pesquisa realizada dentro do nosso próprio website para o tornar mais amigo dos motores de pesquisa.
Resultados orgânicos: Resultados dos motores de pesquisa que não estão marcados como anúncios. Normalmente, aparecem acima ou abaixo dos anúncios pagos.
Robots.txt: O ficheiro robots.txt está localizado no diretório raiz de um website e dá instruções aos robôs dos motores de pesquisa sobre os ficheiros e páginas que podem ou não rastrear.
SERP: Página de resultados do motor de pesquisa.
Sitemap: Uma lista estruturada dos principais URLs de um website, que ajuda os motores de pesquisa a rastrear as subpáginas de forma mais eficiente.
Tag de título: É necessária uma tag de título para todas as subpáginas. Informa os leitores e os motores de pesquisa sobre o conteúdo da página. É por isso que é importante utilizar palavras-chave relevantes e garantir que cada tag de título é única!
URL: O endereço da web onde o conteúdo está localizado. Por exemplo, o URL deste artigo é https://www.hellodomain.pt/base-de-conhecimentos/seo/conceitos-fundamentais-seo/, que é apresentado na barra de endereços do browser.