O link building é um componente essencial para a otimização de motores de pesquisa. Conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google é praticamente impossível, sem a presença de links direcionados para o seu site. Já oferecemos algumas dicas sobre link building, mas agora vamos iniciar uma série de artigos para explicar em detalhe todo o processo. Após a parte um e dois, apresentamos agora a parte três!
Comprar Link building
Dois dos quatro principais métodos de link building já foram discutidos em artigos anteriores, e a terceira dica começa com uma recomendação que pode surpreender, mas é fundamental: Não é aconselhável comprar links. Pagar para criar links em websites que não geram um impacto significativo na otimização de SEO é uma estratégia arriscada. Além disso, os motores de pesquisa do Google podem penalizá-lo, classificando-o em posições mais baixas, caso estabeleça links para sites de baixa qualidade.
Se decidir correr o risco, certifique-se de que está a comprar links de um site cujo o histórico e conteúdo tenham sido cuidadosamente verificados. Isso não só ajuda a agradar os algoritmos, mas também garante a manutenção da credibilidade do seu próprio site.
Obter um link externo
Esta é a dica mais útil, mas também a mais difícil. Enquanto o link building e a compra de links são métodos diretos, a qualidade do conteúdo é o fator mais importante em conseguir um link, e sendo sincero, um pouco de sorte também. No entanto, não é garantido que, mesmo ao encontrar o seu post no blog, a pessoa o considere suficientemente relevante ou interessante para criar um link. Ou seja, pode não perceber o valor do conteúdo, tornando o processo de obter links mais desafiador.
Existem várias formas de conseguir links, além da sorte. Por exemplo, a promoção e a publicidade — como podemos esperar que o nosso conteúdo seja referenciado se os potenciais clientes não sabem da sua existência? Quanto mais leitores atraímos para o nosso site, maiores são as chances de obter links.
Destacar um estudo de caso relevante, uma pesquisa interessante para o setor ou para o público-alvo nas redes sociais, ou até mesmo publicar um comunicado de imprensa atrativo sobre o tema, são métodos eficazes e atemporais. Criar uma infografia visualmente apelativa resumindo dados também pode ser uma excelente estratégia.
Conteúdo otimizado para SEO é digno de ser referenciado, sendo umas das formas mais fáceis de ser publicado em um blog. Por isso, promover um blog de um website é a chave – já partilhamos 8 práticas para aumentar o tráfego neste tópico, portanto vale a pena verificar a lista.
Há várias práticas, mas a chave é partilhar conteúdo útil e de alta qualidade, com as palavras-chaves corretas. Se fizermos isto constantemente – e tornarmo-nos uma fonte popular no processo – conseguir links é garantido. É por isso que não deve perder tempo, energia e dinheiro – um website informativo vale o seu peso em ouro.
Para mais conselhos úteis, leia a parte quatro da nossa série de artigos!