« Voltar

Como começar o link building e a que devemos estar atentos? – Parte 2

SEO

O link building é um componente essencial para a otimização de motores de pesquisa. Conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google é praticamente impossível sem a presença de links direcionados para o seu site. Já oferecemos algumas dicas sobre link building, mas agora vamos iniciar uma série de artigos para explicar em detalhe todo o processo. Aqui está a segunda parte!

Um website ganha autoridade nos “olhos” dos algoritmos do Google quando recebe links que remetem para si. Existem duas maneiras principais de alcançar isto: produzir conteúdo que outros consideram relevante mencionar – e compartilhar –  e fazer com que os outros editores de websites estabeleçam links para o seu, tanto diretamente como indiretamente. Já começamos a analisar as técnicas de link building – inicialmente o método “estabelecer ligações a partir de nós próprios” – e aqui está o resto.

 

Solicitar links de outros sites

Ao identificar um site com o qual gostaríamos de associar um link, devemos questionar-nos: “Por que motivo seria vantajoso para o responsável desse site criar um link para o nosso?” Não devemos considerar apenas o dinheiro como resposta, pois existem várias formas de tornar a proposta interessante para a outra parte.

  • Pode inscrever-se como autor convidado no site onde pretende publicar o artigo.
  • Se tiver uma excelente publicação de blog sobre um tópico, mas o site selecionado remete o link para outro site sobre esse tema, podemos indicar ao seu editor que o nosso conteúdo vale mais a pena colocar um link.
  • Pode também recomendar outros links que são úteis para eles, e assim chamar a atenção para nós próprios.
  • Podemos também trabalhar no ego: podemos mencionar e estabelecer um link positivo ao site selecionado no nosso próprio conteúdo.
  • Pode também dar feedback positivo à página, recomendando o seu conteúdo por email, comentários, pessoalmente, etc.
  • Ofereça-se para trocar links – é mutuamente benéfico se ambas as partes criarem links para os websites uma da outra.
  • Por vezes, alguns links podem ficar inacessíveis mais tarde – se detetar uma ligação deste tipo na página selecionada, comunique ao editor. Nesses casos, é uma boa ideia recomendar outro link que esteja a funcionar, até mesmo o nosso. No caso de utilizarmos o nosso próprio link podemos criar um post no blog do nosso site especificamente para esse fim antes de sinalizá-lo. Só após a publicação, devemos destacar o novo link funcional, com conteúdo relevante para o tópico.
  • Se o nosso gráfico ou imagem for utilizado por um site, devemos creditar a fonte e solicitar um link em troca da permissão para reutilização.
  • Se a nossa marca for mencionada em um site, devemos pedir ao editor que inclua um link para o nosso site na referência.
  • Vale a pena verificar publicações de blog que precisem de uma atualização na página principal. Podemos referir isto num email com informação útil para a atualização – claro que não faz mal nenhum se tivermos conteúdos para os quais valha a pena estabelecer links sobre o tema e se o indicarmos.
  • Se a página que estamos a segmentar tiver conteúdos em que somos especialistas, podemos pedir um orçamento de especialista em troca de um link à nossa página, o que é mutuamente benéfico.
  • Dê-nos uma ótima ideia para uma nova publicação, e pergunte apenas um link para o nosso site em troca.

 

Para mais dicas úteis, leia a parte três e quatro da nossa série de artigos!

Publicações relacionadas