« Voltar

Como começar o link building e a que devemos estar atentos? – Parte 1

SEO

O link building é um componente essencial para a otimização de motores de pesquisa. Conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google é praticamente impossível sem a presença de links direcionados para o seu site. Já oferecemos algumas dicas sobre link building, mas agora vamos iniciar uma série de artigos para explicar em detalhe todo o processo.  Aqui está a primeira parte!

 

O porquê de link building ser importante?

Um website ganha autoridade nos “olhos” dos algoritmos do Google quando recebe links que remetem para si. Existem duas maneiras principais de alcançar isto: produzir conteúdo que outros consideram relevante mencionar – e compartilhar –  e fazer com que os outros editores de websites estabeleçam links para o seu, tanto diretamente como indiretamente. Claro, é mais completo que isto, por isso iremos abordar nesta série de artigos.    

O Google vê a ligação de outro site como um voto de que o seu site vale a pena ser mencionado num determinado tópico – também do ponto de vista do motor de pesquisa. Quanto mais “votos” obtivermos, e de mais sites, melhor será a nossa classificação nos resultados. Contudo, apenas isto não é suficiente para colocá-lo na primeira página de pesquisa do Google, mas é essencial no caminho para o conseguir.

 

Técnicas de link building 

Há 4 métodos principais de link building

  • fazer links a si mesmo;
  • solicitar links de outros sites;
  • comprar links a si próprio;
  • ganhar links de outras fontes (comprar links de outros sites).

Vamos ver os métodos!

 

Fazer links a si mesmo

Isto inclui links que nós mesmos fazemos em outros sites. Claro, não se trata de roubar dados de acesso, existem métodos mais sofisticados, e obviamente legais, do que a pirataria informática.

Por exemplo, podemos criar links

  • sites de redes sociais
  • comentários
  • fóruns online
  • grupos de Facebook 
  • grupos Linkedin

Claro, estes métodos precisam de ser tratados com cuidado, pois podem ser considerados spam pelo Google – especialmente, quando um número demasiado elevado de links é colocado como comentários e em grupos. No caso de comentários, não faça links sem propósito! Apenas comente com um link em publicações sobre o tema do seu website – acompanhados de texto relevante e de valor acrescentado que se enquadre na conversa entre comentários.

Mesmo antes do link building, ou até mesmo antes de lançar o website, recomenda-se vivamente verificar se o nome do domínio está disponível nas plataformas das redes sociais. Por exemplo, se escrever o seu nome de domínio depois de facebook.com/ e instagram.com/ e já estiver ocupado por um perfil, deve reconsiderar a sua escolha de nome. Se conseguir incluir o nome em todas as plataformas de redes sociais – e até mostrar atividade no perfil que detém o nome – eles serão imediatamente vistos pelo Google como links valiosos.

Por serem os métodos de link mais simples, o Google não os recompensa da mesma forma que, por exemplo, links inseridos no conteúdo exclusivo de um site popular, mas ainda assim devem ser utilizados.

 

Para mais dicas úteis, leia a parte dois, três e quatro da nossa série de artigos!

Publicações relacionadas