Uma escrita precisa de SEO é essencial para um website ter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa do Google. Para criar publicações de blog geradoras de cliques como conteúdo principal do seu website, precisa de completar uma tarefa importante: encontrar as melhores palavras-chave. Dependendo do assunto, é capaz de existir algumas palavras-chaves que são óbvias, mas sendo que o algoritmo do motor de pesquisa é complexo, esta parte da otimização do SEO não pode ser feita rapidamente. Vamos mergulhar na primeira parte da nossa série de artigos, sobre como pesquisar eficazmente as palavras-chave certas!
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Após já ter abordado os métodos tradicionais, vamos mergulhar mais a fundo – porque uma pesquisa de palavras-chave eficazes envolve mais do que apenas anotar uma dúzia de palavras-chave. Num ambiente cada vez mais competitivo, precisa de criar uma estratégia de SEO que abrange uma vasta gama de termos. Isto significa identificar palavras-chave que os seus concorrentes não estão a utilizar ou então que não estão a utilizar de forma tão eficaz.
Para o fazer, terá de utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chaves. O Google é um recurso valioso, com os seus próprios serviços grátis como Planeador de palavras-chave do Google e Google Trends, que constituem um ponto de partida sólido para a investigação. Outras ferramentas grátis, tais como WordStream e Keyword Tool Grátis, podem também ser úteis.
Ao tomar o próximo e pagar por resultados de pesquisa, existem várias opções. Os seguintes serviços destacam-se da plateia:
- Ferramenta de palavras-chave Pro
- Explorador de palavras-chave Ahrefs
- Localizador de KW
- Moz
Aqui estão todas as ferramentas populares, com as primeiras duas a liderar o grupo, como a Ferramenta de palavras-chave Pro e Explorador de palavras-chave Ahrefs tem bases de dados significativamente maiores comparando com os seus concorrentes.
Contudo, isto não significa que tem de escolher apenas entre estas duas. Cada serviço oferece diferentes pacotes e características, então a escolha certa irá depender das suas necessidades específicas. Claro, o orçamento também desempenha um papel importante. Embora os pacotes mais avançados possam ser relativamente mais caros, as empresas mais pequenas geralmente conseguem pagar pelos pacotes mais básicos.
Estudar a sua área de especialização (pesquisa de nicho)
Quanto mais pequena e claramente definida for a especialização de uma empresa, mais importante é a realização de estudos de nicho – por outras palavras, estudar em pormenor a sua área específica de especialização. Isto vai além de simplesmente digitar algumas palavras-chave em uma ferramenta online e passar rapidamente pelas ideias de palavras-chave sugeridas.
Não existe uma abordagem universal, mas há métodos que orientam onde e como conduzir a pesquisa, ajudando a compreender melhor o que se pretende transmitir.
- Siga grupos do Facebook (Se já não houver um grupo para o seu tópico, considere criar um para manter esta valiosa fonte nas suas próprias mãos)
- Navegar em fóruns da Internet
- Ler websites de questões e respostas
- Perguntar por opiniões pessoais
- Rever mensagens do serviço de apoio ao cliente
- Iniciar uma sondagem nas redes sociais.
- Analisar as plataformas online dos seus concorrentes
- Solicitar feedback do cliente
- Procurar opiniões de especialistas
- Monitorizar microinfluenciadores
Se tem interesse em aprender como encontrar as melhores palavras-chave, certifique-se que lê a próxima parte da nossa série de artigos!