Eu adoro exploração de espaço, ficção científica e tudo relacionado com isso. Então para mim “landing” sempre significou aterrar algures – quer seja na Terra, Lua, ou em outro corpo celeste. Mais tarde, como profissional de marketing, aprendi que landing também pode acontecer na internet, quando um visitante entra num website, podemos chamar-lhe de “landing” na página. E a página criada para este propósito, é chamada de landing page. Mas o que faz uma boa landing page?
A resposta é curta e simples: faz dinheiro. A sua principal função é gerar receitas. Para elaborar o propósito de uma landing page é para vender ou facilitar as vendas. É uma página criada especificamente para ajudá-lo a atingir o objetivo pretendido.
Uma boa landing page é uma página autónoma, em que se foca num único objetivo, evitando distrações e orientando os visitantes para o objetivo pretendido. É necessário um título forte, imagens apelativas e informais e um texto bem escrito. Este texto deve incluir elementos call-to-action (CTA) para envolver ativamente os visitantes. De facto, o texto é sem dúvida o aspeto mais importante.
O foco não deve ser na empresa ou no produto mas sim no consumidor. O conteúdo terá de descrever o produto na perspetiva do visitante, destacando o que lhes pode oferecer. Deve abordar os seus problemas e apresentar soluções. Pergunte-se a si mesmo: O que é que o visitante vai ganhar ao tornar-se um cliente? Que problema pode resolver por ele?
O verdadeiro desafio reside em captar – e manter – a atenção do visitante. Isto não é uma tarefa fácil, sendo que só tem 10 segundos para convencê-los a ficar no seu website. Nessa janela breve, não só a sua landing page deve carregar rapidamente, como também deve apresentar informações relevantes e incluir pelo menos uma CTA.
Para criar uma landing page eficaz, é necessário ter um objetivo claro. Tem de compreender os seus consumidores—especificamente, quem é o seu público-alvo. Também tem de ter uma ideia sólida do tipo de anúncios que planeia utilizar para atrair visitantes. Claro, pode ter mais que um público-alvo, de facto, a identificação de vários grupos-alvo pode ser benéfica. Contudo, sendo que cada grupo é diferente, a forma de os persuadir também será diferente. Isto significa que precisa de diferentes landing pages para cada grupo.
Uma boa landing page é uma continuação da sua publicidade. Deve apresentar uma oferta única, cujo princípio fundamental é o foco — quando alguém acede à sua página, eles não devem sentir a necessidade de clicar para sair. Pode até querer ocultar o menu se a sua landing page fizer parte de um website, uma vez que até um menu de navegação pode distrair potenciais clientes! Uma boa landing page é rápida e carrega rapidamente, mantendo-se clara e transparente. Também deve ser compatível com dispositivos móveis.
Adicionalmente, incluindo as opiniões dos clientes podem ajudar a persuadir os visitantes e a criar confiança.
Uma landing page pode ser parte de um website ou uma página autónoma – ambos podem ser igualmente eficazes. Se a sua landing page fizer parte de um website, tipicamente não é acessível através do menu principal mas ainda alinha com o design do website. Em alguns casos, ocultar o menu pode ser benéfico para manter os visitantes concentrados no objetivo da página.
No entanto, também é possível reformular uma página de produto para funcionar como uma landing page. Embora isto possa reduzir a eficiência, é por vezes utilizado – maioritariamente porque realizar campanhas para múltiplos produtos de uma só vez dificulta a criação de landing pages individuais para cada um deles. Nesses casos, pode melhorar a página do produto adicionando descrições e CTAs que ajudam a aumentar as vendas.
Se está a promover um produto específico ou vender bilhetes para um evento, uma landing page em um domínio separado pode ser eficaz. Neste caso, crie um website relativamente simples que proporcione informação básica juntamente com serviços necessários para completar uma encomenda, tais como campos de registo e módulos de pagamento.
Eu sempre disse que o maior desafio de vender online, é criar a interface certa para alcançar os seus consumidores. Não se trata de um grande ecrã – em muitos casos, é apenas uma interface do tamanho de um telemóvel através da qual se comunica. Dispõe apenas de alguns centímetros quadrados para persuadir o cliente, criar confiança, convencê-lo a partilhar as suas informações e, por fim, efetuar uma compra. E, por vezes, não o irá conseguir à primeira tentativa.
Por isso, deve criar múltiplas landing pages variando tanto o conteúdo como o formato, para o mesmo grupo-alvo. De seguida, utilize a sua campanha e teste qual a versão que gera mais vendas e subscrições. Uma landing page só é eficaz se fizer dinheiro – e quanto mais fizer, melhor é. A única maneira de testar o sucesso de uma landing page é através de testes.
Uma landing page é tão essencial para uma campanha de publicidade online como o espaço publicitário e o criativo do anúncio. Sem uma forte landing page, não é possível ter uma campanha bem sucedida. Portanto, invista o máximo possível ao criar a sua landing page, como iria a criar um anúncio – isto irá ajudar o seu negócio a conquistar novos horizontes!