« Voltar

Está a pensar em criar um blog? Veja por onde começar

Marketing online

Não é exagero dizer que começar um blog é uma das coisas mais fáceis de fazer na internet. A verdadeira questão é onde começar. Várias plataformas de blog oferecem um sistema de gestão de conteúdo (CMS) que não requer conhecimentos de programação. Os únicos limites são o seu desejo de comunicar, a sua criatividade e as suas capacidades de escrita. Vamos explorar as possibilidades!

Os grandes

Ao começar um blog, vale a pena considerar os 3 maiores fornecedores de blog gratuitos. Há vários serviços bem consolidados no mercado que podem dar ao seu blog um aspeto profissional. A solução mais óbvia é, claro, o mecanismo do blog WordPress. É o serviço mais popular em todo o mundo, permitindo-lhe criar um ótimo blog gratuitamente. Embora, com uma taxa mensal, tem acesso a mais possibilidades para desenvolver o seu blog. O Joomla e o Drupal oferecem serviços semelhantes, mas ligeiramente mais complexos.

Se simplicidade é a sua prioridade, Tumblr e Medium são opções excelentes. Estes CMSs são fáceis de utilizar e compatíveis com dispositivos móveis. A maior diferença é muito simples: se quiser partilhar fotos, vídeos e GIFs, o Tumblr é a sua melhor aposta. Por outro lado, se está mais focado em conteúdo escrito, Medium é a escolha ideal. Se ainda não tiver uma ideia formulada e simplesmente quiser utilizar um sistema comprovado, pode experimentar o blogger.com do Google.

Nós também mencionamos plataformas de redes sociais, pois eles fazem com que seja muito fácil partilhar conteúdo. Facebook e Instagram são excelentes opções com o Instagram a oferecer um limite de 2.200 caracteres por publicação. Estas plataformas são escolhas razoáveis porque lhe permitem partilhar a sua escrita num espaço onde já alcança um grande público diariamente.

Tudo por dinheiro

Em adição a WordPress, vários serviços populares e profissionais emergiram em anos recentes para ajudá-lo a criar blogs espetaculares com um investimento mínimo. Destacam-se opções como Wix, Weebly, Squarespace e Ghost. Contudo, se estiver disposto a investir no seu blog, vale a pena considerar adquirir o seu próprio domínio e alojamento durante a utilização destes serviços. Desta maneira, o seu blog terá um aspeto verdadeiramente profissional!

Publicações relacionadas