Registos SOA: Estes definem parâmetros comuns para uma Zona DNS específica.
- Número de série: Este é utilizado no servidor slave (secundário) para verificar se o conteúdo de zona está atualizado. O número de série deve ser aumentado em uma unidade a cada modificação. O formato é normalmente o seguinte: os primeiros quatro dígitos indicam o ano, os dois seguintes indicam o mês, os dois outros indicam o dia e os dois últimos indicam o número de mudanças num determinado dia.
- Atualizar: Este intervalo especifica a frequência com que os servidores secundários (slave) devem consultar o servidor principal para verificar o número de série de zona atual.
- Repetir: Este intervalo indica quanto tempo o sistema deve esperar para tentar novamente após uma tentativa de atualização falhada.
- Expira: Se a comunicação com o servidor primário falhar, esta configuração irá determinar durante quanto tempo o sistema irá reter as informações de zona. Após este período, o TTL irá aplicar para os registos de zona.
Registos NS (Registos de Nameservers)
Registos NS especificam o nome dos servidores para um domínio. Estes determinam para onde serão direcionadas as consultas DNS para o domínio. Para instruções de como atualizar registos NS para um domínio existente, consulte o nosso guia sobre a modificação de registos NS.
Registos CNAME, A, TXT, CAA:
- Registo A (Morada): Utilizado principalmente para ligar um hostname ao seu endereço IP correspondente. Este atribui um endereço IP ao nome de domínio.
- Registo CNAME (nome canônico): Define um alias para um domínio. A consulta DNS continuará a partir do novo nome. Por exemplo, se um registo de exemplo www CNAME estiver na zona exemplo.pt, www.exemplo.pt será tratado como um alias para exemplo.pt. Isto é útil se exemplo.pt mudar para novoexemplo.pt— só precisa de atualizar www CNAME exemplo para www CNAME novoexemplo.
- Registo TXT: Contém informações de texto arbitrárias entre aspas e utiliza caracteres ASCII. Os registos TXT são frequentemente utilizados para fins de verificação, como a autenticação de email.
Registo MX (trocador de correio): Identifica os servidores de email responsáveis pelo tratamento de emails do domínio e específica prioridades para diferentes servidores.
Registo SVR: O formato de registo SRV é _service._protocol.exemplo.pt
- Serviço: O nome simbólico do serviço, sempre prefixado com um sublinhado (_).
- Protocolo: O protocolo IP, normalmente TCP ou UDP, também prefixado com um sublinhado (_).
Registo CAA: Este registo designa quais as autoridades de certificação (CAs) que estão autorizadas a emitir certificados SSL para o domínio, ajudando a controlar a emissão de SSL e a melhorar a segurança.