Um nome de domínio (endereço de domínio) é o equivalente textual a um endereço IP.
A característica mais importante de nomes de domínio é o facto de serem mais fáceis de memorizar do que os endereços IP, que são constituídos apenas por números. Para criar um website, é necessário um nome domínio, e cada nome deve ser único. Por conseguinte, é preciso escolher um que ainda não tenha sido utilizado!
Um domínio é composto por várias partes, chamadas etiquetas, que são separadas por pontos.
- No fim de um nome de domínio, há o chamado domínio de nível superior (TLD). No domínio www.exemplo.pt, .pt é o TLD e refere-se a Portugal. Existem vários tipos de TLDs e, durante o registo do domínio, devemos escolher a(s) terminação(ões) adequada(s) para o nome de domínio.
- Existem domínios de nível superior com código de país (ccTLDs), como .pt (Portugal), .uk (Reino Unido), .es (Espanha) e .fr (França)
- Existem domínios de nível superior com código de país internacionalizados (IDN ccTLDs), criados para países que não utilizam o alfabeto latino, permitindo-lhes utilizar os seus caracteres nos domínios. Exemplos disso são países do mundo árabe, a China, a Rússia e a Grécia.
- Existem domínios de nível superior genéricos (gTLDs), como .com, .org, .edu e .net. Estes TLDs não estão ligados a localizações geográficas específicas, mas sim ao tipo de entidade. Por exemplo, .edu é para instituições de ensino, .org é originalmente para organizações e .com para empresas comerciais, embora os dois últimos possam agora ser utilizados por qualquer pessoa.
- Adicionalmente existe um TLD chamado .arpa, que é utilizado exclusivamente pela internet Engineering Task Force (a organização que define as normas da Internet).
- Os domínios de segundo nível (SLDs) situam-se antes do TLD. No domínio exemplo.pt, todo o nome do domínio em si é o SLD, uma vez que .pt por si só seria apenas o TLD. Antes do SLD, existem domínios de terceiro, quarto, quinto nível e entre outros. Cada etiqueta é separada por um ponto, por exemplo, exemplo.teste.com. A etiqueta “teste” é o domínio de terceiro nível e a etiqueta “exemplo” é o domínio de quarto nível. No exemplo anterior, “exemplo” é um subdomínio de teste.com, “teste” é um subdomínio de .com, e assim por diante. Geralmente, o SLD contém o nome da empresa (exemplo.com) e as etiquetas que precedem o SLD referem-se ao servidor. Assim, mail.yahoo.com refere-se a um servidor de email.
O nome de domínio faz parte do Uniform Resource Locator (URL), ou seja, o endereço web.
URL: https://www.hellodomain.pt
TLD: .pt
SLD: hellodomain
Hostname: www.hellodomain.pt
Um domínio pode estar associado a vários endereços IP, permitindo que diferentes servidores partilhem o tráfego de sites muito visitados. Também é comum que um único servidor, num só endereço IP, aloje vários sites com domínios distintos. Esse método, conhecido como alojamento virtual, é amplamente utilizado pelos fornecedores de serviços de alojamento web devido ao número limitado de endereços IP disponíveis.