« Voltar

DNS – Sistema de Nomes de Domínio

Domínio

O que é DNS?

DNS significa Sistema de Nomes de Domínio, um sistema de nomes hierárquico utilizado para identificar computadores, serviços ou outros recursos na internet ou redes privadas. DNS associa nomes de domínios a várias informações, sendo a principal os endereços IP. Estes endereços IP são essenciais para localizar computadores e serviços numa rede. Ao traduzir endereços IP em nomes de domínio alfanuméricos fáceis de memorizar, o DNS desempenha um papel vital na funcionalidade da internet. Opera como uma lista telefónica, ligando endereços IP a nomes de host fáceis de memorizar, tal como uma lista associa números de telefone a pessoas.

Como é que o DNS funciona

DNS transforma nomes de domínios em endereços IP. Por exemplo, o domínio www.exemplo.com, um domínio de demonstração criado pela IETF (Internet Engineering Task Force), é resolvido pelo DNS para o endereço IPv4 192.0.43.10 e o endereço IPv6 2001:500:88:200::10. O IPv4 é a quarta geração de endereços IP, amplamente utilizada nos dias de hoje, enquanto o IPv6 foi introduzido para fazer face ao esgotamento dos endereços IPv4 disponíveis. O DNS permite que estas atualizações ocorram sem problemas, o que significa que a localização dos computadores e dos serviços pode mudar sem afetar os utilizadores.

DNS opera como uma base de dados cliente-servidor, em que os nós individuais são conhecidos como servidores de nomes. Cada domínio tem pelo menos um servidor DNS que providencia informação sobre o domínio e os seus nomes de servidores associados. No topo da hierarquia estão os servidores de nome de raiz, que são os responsáveis pela resolução de nomes de domínios de nível superior (TLDs), como .pt, .com, .net, e outros. Servidores de nomes são classificados como servidores master ou servidores slave. Os servidores master armazenam todos os dados originais dos domínios, enquanto os servidores slave contêm sempre cópias exatas dos servidores master através de um mecanismo de atualização automática.

Quando um novo domínio é registado, deve estar ligado a, pelo menos, um servidor primário (normalmente um servidor mestre) e um servidor secundário (normalmente um servidor auxiliar). Isto garante que o domínio permanece acessível mesmo que um servidor fique inoperacional. Quando tenta abrir um website, os servidores de nomes efetuam uma série de consultas para restringir os domínios possíveis até localizarem o domínio correto. Estão disponíveis ferramentas de rastreio de DNS que permitem localizar informações de rede, como encontrar um endereço IP ou seguir o percurso entre o computador e o servidor web que aloja o site.

Exemplo do DNS em ação 

Digamos que está à procura do domínio www.exemplo.pt: 

  • 23.45.6.7: o servidor de nomes raiz encontra o TLD (.pt) e envia um possível endereço IP para o seguinte servidor de nomes,
  • 123.45.678.9: este servidor de nomes restringe a pesquisa com base no domínio de segundo nível (SLD) e, se necessário, envia-a para outro servidor,
  • 123.456.789.123: finalmente, o servidor de nomes encontra o endereço IP exato, permitindo que o seu navegador carregue o website.

Para minimizar pesquisas desnecessárias, fornecedores de serviços Internet (ISPs) utilizam caches, armazenando pares de domínios conhecidos e endereços IP para pesquisas mais rápidas. 

Pronto para registar o seu domínio?

Na HelloDomain, pode fazer tudo isto de forma rápida e fácil.

Saiba mais

Publicações relacionadas