« Voltar

Editor de zona DNS no cPanel

BásicosAlojamento cPanel

A ferramenta Editor de Zona permite-lhe gerir registos DNS, adicionando, editando ou eliminando-os conforme necessário. O DNS, que significa Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio), é o sistema responsável por transformar nomes de domínio, como exemplo.pt, em endereços IP, como 192.0.0.1. Esta conversão é essencial para que os computadores se identifiquem e comuniquem entre si na internet. Este sistema depende dos registos de zona armazenados no seu servidor – neste caso, no cPanel – para ligar cada nome de domínio ao respetivo endereço IP.

Configurar os registos certos

Por predefinição, o editor de zona disponibiliza uma lista de domínios juntamente com os respetivos registos DNS. Para reduzir a lista, pode introduzir um nome na caixa de texto.

Selecione o domínio cujos registos pretende corrigir e, em seguida, clique em Gerir. Ao ligar um domínio ao alojamento cPanel, o sistema configura automaticamente os registos necessários A, CNAME e MX.

Para cada domínio, irá encontrar opções para realizar várias ações, acessíveis através de botões retangulares na coluna de ações:

  • Registo: Mostra o endereço IP que o seu domínio aponta. 
  • Registo CNAME: Indica o endereço IP do seu domínio com o prefixo www. Se este apontar para o domínio sem www, o registo CNAME também direcionado para o mesmo IP que o registo A.
  • Registo MX: Ajuda na receção de emails, informando ao sistema qual o servidor de email deve receber os emails recebidos.
  •  Registos TXT: Os registos TXT comuns incluem DKIM, DMARC e SPF.

Estes registos são essenciais para garantir que os seus emails chegam ao destinatário e evitar que sejam marcados como spam.

Para alojamento cPanel, configure estes registos diretamente na página do cPanel, não através da interface de administração da HelloDomain!

Se gostaria de testar a sua configuração de email, envie uma mensagem com o assunto e conteúdo para o endereço de email gerado em mail-tester.com e, em seguida, verifique a pontuação. Se obtiver uma pontuação de 10/10, não é necessária mais nenhuma ação. No entanto, se existirem problemas, pode melhorar a sua configuração com base nas recomendações do mail-tester.com.

Se não tiver a certeza de alguma das definições ou se tiver problemas, envie o link para o seu relatório de pontuação para [email protected] e a nossa equipa de apoio ao cliente irá ajudá-lo.

Mais sobre a interface do Editor de zona

A interface do Editor de zonas apresenta os registos de zona DNS para o domínio selecionado. Para filtrar a lista, introduza um nome na caixa de texto ou selecione um filtro de tipo de registo disponível.

A tabela de registos oferece as seguintes informações para cada registo:

  • Nome – O nome do registo.
  • TTL – O tempo de atualização do registo (em segundos).
  • Tipo – O tipo de registo (A, CNAME, MX, TXT).
  • Registo – As informações do registo.
  • Ações – Opções para editar ou eliminar o registo.

Também pode utilizar esta interface para:

  • Adicionar um registo: Adicionar um ou mais registos de zona DNS.
  • Eliminar um registo de zona DNS
  • Restaurar ficheiros de zona

Como adicionar um registo de zona DNS

Adicionar um registo DNS é fácil! Basta seguir estes simples passos:

  • Na Zona de editor, encontre o domínio que pretende editar, clique em Gerir, e depois Adicionar registo.
  • Adicione o tipo de registo que precisa: A, CNAME, MX, TXT, SRV, CAA, or AAAA.

Nota para subdomínios: 

Para adicionar registos de subdomínios, terá de criar um registo CNAME. Introduza o nome do subdomínio (ex: teste.exemplo.pt) no campo do Nome e do domínio primário registado no campo de Registo. Esta configuração irá direcionar o subdomínio para o domínio principal. Novos registos irão aparecer no topo da mesa. Se está a editar vários registos, pode guardá-los todos de uma vez só, selecionando Guardar todos os registos.

  • Introduza os dados para cada registo.
  • Quando já tiver terminado, clique em Guardar registo (para um registo), Guardar todos os registos (para todos os registos) ou Cancelar se quiser eliminar as mudanças feitas. 

Como editar um Registo de zona DNS

Para editar um registo DNS existente, siga os seguintes passos:

  1. Na Zona de editor, selecione Gerir junto do domínio que pretende configurar.
  2. Encontre o registo que pretende atualizar e clique em Editar.
  3. Faça qualquer tipo de atualização necessária nos campos de texto.

Nota: Se alterar o tipo de um registo existente, os dados originais permanecerão inalterados até guardar as atualizações.

  1. Para confirmar as suas alterações, clique em Guardar registo (para um registo), Guardar todos os registos (para todos os registos) ou Cancelar se quiser eliminar as mudanças. 

Como redefinir ficheiros de zona DNS

Atenção! A utilização desta opção eliminará qualquer modificação personalizada que tenha feito aos registos de zona DNS, restaurando-os para as suas predefinições.  

Siga estes passos para restaurar os seus ficheiros de zona:

  1. No Editor de zonas, clique no botão Gerenciar junto do domínio selecionado.
  2.  Selecione Ações e, em seguida, Redefinir zona DNS.
  3. Confirme clicando em Continuar para redefinir a zona ou selecione Cancelar para sair sem fazer alterações.

Como remover um registo de zona DNS

Para remover um registo DNS, siga estes passos:

  1.  Abra o Editor de zonas e selecione Gerir junto do domínio que pretende editar.
  2.  Localize o registo que prretende eliminar e clique em Eliminar.
  3.  Na janela de confirmação, clique em Continuar para confirmar a exclusão ou selecione Cancelar para sair sem excluir.

Atualmente, o botão DNSSEC não está disponível na interface do editor de zonas do nosso alojamento cPanel.

Está pronto para registar o seu domínio?

Na HelloDomain, pode fazer tudo isto de forma rápida e fácil.

Saiba mais

Publicações relacionadas